quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A EVOLUÇÃO DOS DISTURBIOS DA APRENDIZAGEM

Quando uma criança demonstra entraves para aprender, é evidente que pais e professores esperam por um “acordar”, ou que a criança mais cedo ou mais tarde, dê um salto e passe a acompanhar a classe. Enfim, este momento do “clique” que se caracteriza pela superação das dificuldades partindo da própria criança raramente acontece. O que se observa é a automatização e o aumento das dificuldades à medida que o programa escolar tornasse mais complexo. Este fato ocasiona um fracasso escolar que influencia na auto-imagem da criança. Se esta apesar de todas as tentativas que realiza, não consegui superar as dificuldades e gera um ritmo que lhe impossibilitará de acompanhar a classe, acaba se julgando incapaz e desastrada. A esta situação problema acrescentam-se as censuras e as comparações feitas por docentes, pais e colegas de sala de aula. Sentindo-se perdida e sem apoio para superar as dificuldades, a criança pode recusar-se a voltar ao ambiente escolar o qual, torna-se dolorido, pois é na escola que a criança se depara com os obstáculos e com as dificuldades que não consegue superar.

O que fazer?
Recomenda-se que a partir do momento em que a criança manifesta dificuldades para acompanhar a classe, é indicado que realize um diagnóstico com o objetivo de se revelar as fraturas e causas do não aprender. Este diagnóstico deve ser feito por uma psicopedagoga(o), o qual deve avaliar todas as habilidades (perceptivas, motoras, lingüísticas e cognitivas) envolvidas no processo da leitura e escrita; os fatores emocionais e os próprios atos de ler e escrever. Sendo assim podemos eleger as áreas deficitárias e, conseqüentemente, recomendar procedimentos terapêuticos necessários para a superação dos distúrbios de aprendizagem.
Portanto se faz necessário uma parceria entre a Família, Escola e Terapeuta da Aprendizagem para a retomada e ressignificação do processo da aprendizagem.
Elaine Lucchetti A. Social, Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional (abpp nº12053)

Nenhum comentário: