sábado, 18 de outubro de 2008

Brincar é mais que aprender

Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver.
Não importa que não saibam dissso. Ao fazer essas atividades, elas vivem experiências fundamentais e daí por que se interessam em repetí-las e representá-las até criarem e aceitarem as regras que possibilitem compartilhar com colegas o brincar o jogar em espaços e tempos combinados.

Por que jogar e brincar são formas de representação?
Uma das consequencias maravilhosas, nesse contexto de repetir, recombinar e inventar, é poder criar representações. Quando brincam de casinha, as crianças vivem a experiência de recontruir o cotidiano e simbolizar a vida. Graças a isso podem suportar ou compreender os tempos que a mãe, por exemplo fica longe delas.
Então rolar, pular, dançar............. e todos os outros agitos imagináveis com o corpo também serão essenciais para atingir e aprender a ocupar os espaços além das grandes conquistas

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse trecho foi tirado de uma reportagem da Nova Escola, de Lino Macedo. Não vi o nome dele na citação, caso não tenha reparado, me desculpe. Bjim!