segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

FRACASSO ESCOLAR, DUAS VERTENTES:PRÓPRIO DA ESTRUTURA FAMILIAR E INDIVIDUAL.

...."Para previnir o fracasso escolar necessitamos trabalhar em e com a escola(realizar um trabalho para que o professor possa conectar-se com a sua propria autoria de pensamento, e portanto o seu aluno possa aprender com prazer. Mas uma vez gerado o fracasso escolar e conforme o tempo de sua permanencia o psicopedagogo também terá que intervir para que o fracasso escolar do aprendente, encontando um terreno fertil na criança e em sua família não se constitua em um sintoma neurótico. "
.....Quando se trata de resolver o problema de aprendizagem que provém proritariamente de causas que se referem a estrutura individual e familiar da criança(problema de aprendizagem-sintoma ou inibição), torna-se necessário uma intervenção psicopedagógica mais pontual. De acordo com cada situação será possível optar por:
. tratamento individual e familiar psicopedagogico;
. grupos de orientação ´paralelo as mães;
. oficinas de artes,arte-terapia,recreação com objetivos terapeuticos.

Tanto no fracasso escolar quanto no problema de aprendizagem, o aluno mostra que não aprende, mas no primeiro caso a patologia está instalada nas modalidades da escola, e esse é o lugar sobre qual se deve prioritariamente , intervir.
ELAINE LUCCHETTI

TEXTO : LIVRO IDIOMAS DO APRENDENTE DE (Alícia fernandez,2001)